Sandálias e sapatos que
ditam a moda praiana....
 

 

“ Sandálias de couro e sapatos desfilam pelo litoral norte com toda a pompa da moda praiana, porém quem pensa que é só o litoral que adere a esta moda artesanal está muito enganado, pois Campinas também já foi grande adepta das sandálias criadas pelos artesãos Aída e Zincão que hoje conquistaram clientes de todo o país”

Os artesãos Nelson Camargo Jr., 50, (o conhecido Zincão) e Aída Maria Camargo, 51, (carinhosamente chamada pelos amigos por Maricota) estão juntos há 26 anos e construíram uma grande e bela família composta por Daniel, 25; Julieta, 23; Fernanda, 22; Rafael, 13 e Francisco, 9.
Zincão sempre foi artesão e já exibia seu talento na feira de Campinas. Aída tem formação pedagógica e conheceu o futuro pai de seus filhos em uma das visitas a feira... Logo começaram a namorar e em um ano casaram-se. Resolveram profissionalizar o trabalho pois agora a vida lhes cobrava mais responsabilidades. Então montaram uma pequena loja de sapatos artesanais. A aceitação foi tão grande que se transformou em uma fábrica. Quinze anos depois, eles já estavam saturados do exaustivo trabalho. Então, aos poucos, a sapataria que tinha uma sorveteria anexa foi se transformando em bar, diga-se de passagem, o melhor de Campinas da época, chamava-se Bar Ilustrada. Funcionava de segunda a Segunda, das 17h às 5h, e todos os dias tinha música ao vivo, cada dia um estilo diferente.
Cinco anos depois, eles já tinham três filhos e Aída esperava o quarto, então resolveram morar perto da praia. Um sonho antigo do casal, sem contar na qualidade de vida que poderiam proporcionar aos seus filhos. Zincão viajou por todo o Brasil em busca de uma opção, até que resolverão vir para Ubatuba onde estão há nove anos. Aqui, retomou seu talento em criar sandálias e sapatos. No início, ele expunha seus trabalhos nas barracas de amigos na feira hippie.
Com o tempo, conseguiu uma licença e hoje tem sua barraca onde turistas de todo o país em muitos casos já vêm atrás de suas sandálias artesanais.
Ainda deu aula por alguns anos no estado mas, por questão de sobrevivência, a família resolveu expandir seus negócios e há três anos eles montaram um pequena loja artesanal, onde criam sapatos, sandálias, bolsas de couro, cintos e outras necessidades que o cliente venha a ter, além de recuperarem peças antigas como, por exemplo: baú de couro, maletas, etc. Lá, o cliente poderá criar sua própria sandália, escolhendo a base, as cores, o acabamento, enfim... Claro que este é um trabalho exclusivista, diferente do que normalmente fazem em série para facilitar o dia-a-dia. Zincão também faz um trabalho importantíssimo de sapatos especiais mediante receita médicas; não são ortopédicos, porém tem fins estéticos. Parte do material, como couro e outros, é comprada em São Paulo, mas o que podem comprar em Ubatuba eles o fazem, pois acham importante valorizar o material e mão-de-obra locais.
Quem procura exclusividade, conforto, leveza e estar sempre na moda poderá procurar a Sapataria do Zincão, à rua Dr. Esteves da Silva, 238 - centro ou no box da feira hippie.